Notícias

Visita de Estudo no âmbito da Geologia 11.º ano

Nos dias 30 de abril e 2 de maio alunos da disciplina de Biologia e Geologia realizaram uma saída de campo ao Cabo Espichel e à Serra da Arrábida.
Foi possível aplicar fora da sala de aula, e nas paisagens sedimentares visitadas, vários dos domínios abordados nas aulas.
Foram explorados os seguintes pontos de interesse geológico: Trilhos de pegadas de dinossauros (Monumento Natural das pegadas dos Lagosteiros pegadas da Pedra da Mua) no Cabo Espichel; praia do Portinho da Arrábida; gruta da Lapa de Santa Margarida e pedreira do Jaspe, onde até aos anos 70 do século passado se extraiu brecha da arrábida, uma rocha ornamental muito apreciada.
Os alunos, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento realizaram apanha de resíduos dos locais por onde passaram.

CNC na UA 2024

No passado dia 3 de maio, decorreram na Universidade de Aveiro (UA) a 34ª edição das Competições Nacionais de Ciência (CNC) na UA 2024.
Participaram, com espírito de cooperação e competitividade 25 equipas, num total de 50 alunos do ensino secundário nas provas XEQMAT e PROVAQSABES, acompanhados por três professoras de matemática.

No ranking nacional de escolas, divulgado pelo projeto PmatE, a ESA ficou, posicionada em 10.º lugar nas provas XEQMAT, em 17º lugar na PROVAQSABES e em 1º lugar nas duas provas a nível distrital (Lisboa).

Ler Noticia completa

CANDIDATURAS AOS APOIOS DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2024/2025

Informam-se os alunos interessados na apresentação da candidatura aos Apoios da Ação Social Escolar (ASE), para o ano letivo 2024/2025, que devem fazê-lo de 15 de maio a 31 de julho de 2024, através do link presente no site do Agrupamento.
Documentos a enviar no formulário:
  • Declaração (PDF) emitida pela Segurança Social com o posicionamento no escalão de Abono do de Família, ou, quando se trate de trabalhador da Administração Pública, pelo serviços processador (emitida há menos de 4 meses da data de entrega);
  • IBAN (PDF) do Encarregado de Educação.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAc8nUqyFFxyKOoaapB3W7qlSWJ06ujVU0OAy6r6DBHtMFrg/viewform?usp=sf_link
ler mais

Convite Semana das Artes

MODA LISBOA na ESA

No dia dezanove de abril entre as 10h e as 13h foi realizada uma Formação e Workshops ModaLisboa e da PVH Foundation tendo como objetivo sensibilização e formação de jovens para integrarem a Indústria de ModaOs alunos do Curso de Artes Visuais (10º, 11º e 12º) estiveram entre as 10h e as 11h30 no anfiteatro (desenvolvimento teórico) e entre as 11h40 e às 13h na sala CMD para realizar o workshop. 
1ª parte - Apresentação teórica sobre a indústria da Moda, os seus valores e potencial de empregabilidade, transmitindo alguns conhecimentos chave para compreender melhor o setor. ler mais
2º parte: O workshop combina uma introdução teórica com um exercício de transformação prática para gerar maior interesse por parte dos alunos.

Orçamento Participativo das Escolas 2023/24: DÁ VOZ AOS ALUNOS - Resultado

Os alunos da Escola Secundária da Amadora tiveram oportunidade de dizer o que querem melhorar na sua escola apresentando propostas que devem relevar para a inclusão e bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão de todos os alunos.
Através de um processo democrático, sete turmas debateram, refletiram e, reunindo o apoio dos colegas, apresentaram as seguintes propostas:
  Resultados

Semana da Matemática - 14 a 21 de março

Na semana de 14 a 21 de março de 2024, o AEPAP celebra a Semana da Matemática, como parte integrante das atividades do DIM – Dia Internacional da Matemática – 14 de março de 2024, dinamizada pelo respetivo Departamento.

Neste ano as comemorações vão realizar-se sob o tema "Brincando com a Matemática".
As escolas do agrupamento vão associar-se a esta comemoração data, proporcionando uma interação entre alunos dos diferentes ciclos de ensino e faixas etárias.
Professores e alunos prepararam uma exposição de trabalhos, conferências, Workshops, poemas matemáticos, jogos e atividades, em colaboração com o Clube de Ciência Viva do AEPAP – Pioneiros da Aviação no Conhecimento.

As atividades de comemoração do “Dia Internacional da Matemática” visam promover o interesse pela matemática de uma forma divertida e interativa, incentivando os alunos a explorar conceitos matemáticos de maneira prática e lúdica.
A participação neste evento oferece uma oportunidade para os alunos expandirem seus conhecimentos matemáticos, enquanto se divertem e interagem com colegas de diferentes idades e níveis de ensino.

Partilhamos o programa do evento com toda a comunidade e esperamos por todos
Programa