Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Lugar à leitura e à escrita no 1.º Ciclo

O Plano Nacional de Leitura lançou o desafio, “Ler! a qualquer hora, em qualquer lugar!”.

Os professores e alunos do 1.ºciclo abraçaram o desafio não o limitando à Semana da Leitura no mês de março.

E como ler se associa a escrever expandiram-se as atividades com a partilha da leitura de textos e poesias, dramatização de histórias, contacto direto com escritores e escrita de notícias e artigos nos jornais escolares.

Das atividades que decorreram em todas as escolas do 1.ºciclo divulgamos as imagens recolhidas na EB1/JI Terra dos Arcos e que registam atividades de leitura de poesias e leituras partilhadas, a dramatização a partir do livro “O sapo apaixonado” e o encontro com a escritora Maria João Lopes para a apresentação do livro “Os pais não sabem mas eu explico”.

Dramatização a partir do livro “O sapo apaixonado”

Encontro com a escritora Maria João Lopes para a apresentação do livro “Os pais não sabem mas eu explico”

Leitura partilhada

Quanto à escrita congratulamo-nos com a saída do primeiro número do jornal dos alunos do 2.º ano e a continuação da edição do jornal da EB1 Gago Coutinho, “Os Aviadores”. No 3.º período está prevista a continuação de edição destes jornais escolares.
Jornal do 2º Ano
Os Aviadores