Notícias

Formação Excel

AÇÃO DE FORMAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO - EXCEL - NÍVEL BÁSICO
A ação  funciona em modo presencial, dividindo-se por três sessões de 2 horas cada, com uma carga horária total de 6 horas.
Destinatários: professores de todos os grupos de recrutamento, do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa.
Data início: 30/04/2024 - Insrição
Formulário de Inscrição da Ação Excel - Nível Básico” 

AÇÃO DE FORMAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO - EXCEL - NÍVEL INTERMÉDIO
A ação  funciona em modo presencial, dividindo-se por três sessões de 2 horas cada, com uma carga horária total de 6 horas.
Destinatários: professores de todos os grupos de recrutamento, do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa.
Data início: 09/05/2024
Formulário de Inscrição da Ação Excel - Nível Intermédio” 

A Arte do Origami

    Durante o mês de dezembro, os alunos da Roque Gameiro, decoraram a escola com peças de origami. A arte do origami, é uma prática japonesa milenar de dobrar papel para criar formas geométricas que revelam uma harmoniosa ligação entre criatividade e matemática. Os trabalhos realizados foram o resultado de uma interdisciplinaridade entre Matemática e Educação Visual. Neste projeto foi possível desenvolver atividades criativas de reutilização de papel com vista à produção artística; desenvolver competências na área das artes, geometria e matemática (visualização, imaginação, criatividade, coordenação visual-motora, raciocínio) e também fortalecer a paciência, persistência, criatividade, motricidade fina, atenção e capacidade de concentração. Assim, a arte do origami não encanta apenas visualmente, mas também ilustra a interseção fascinante entre a expressão artística e os princípios matemáticos, proporcionando uma experiência única e enriquecedora para todos. vídeo

Formação Academia Digital para Pais – 4ª edição


O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-Redes em parceria com a Direção Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e encarregados de educação e familiares, de alunos do Agrupamento, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais.
Local: Escola Secundária da Amadora
Curso - Segurança e Cidadania Digital (8 horas)
Turma 1 - 08/abril; 11/abril; 15/abril; 18/abril das 18:30 às 20:30
Turma 2 - 09/abril; 12/abril; 16/abril; 19/abril das 18:30 às 20:30
Link de inscrição

Orçamento Participativo das Escolas 2023/24: DÁ VOZ AOS ALUNOS

Os alunos da Escola Secundária da Amadora tiveram oportunidade de dizer o que querem melhorar na sua escola apresentando propostas que devem relevar para a inclusão e bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão de todos os alunos.
Através de um processo democrático, sete turmas debateram, refletiram e, reunindo o apoio dos colegas, apresentaram as seguintes propostas:
  A votação vai decorrer das 9h00 às 17h00, no polivalente da ESA.
Participa com o teu VOTO! 

Teatro em Inglês nos Recreios da Amadora

No passado dia 27 de fevereiro, decorreram 4 sessões de teatro pelo grupo inglês ETC, nos Recreios da Amadora. Esta atividade , dinamizada pelo Departamento de Línguas Estrangeiras do Agrupamento, contou com cerca de 800 alunos dos 6°, 9°,10°e 11°anos.

       

Dia de S.Valentim

No âmbito das comemorações do dia de S.Valentim, o Departamento de Línguas Estrangeiras organizou uma exposição no Polivalente da ESA com trabalhos dos alunos, frases/ textos , em língua inglesa, espanhola e francesa alusivas a esta data. 

       

Desafios da Engenharia


No dia 8 de fevereiro, na aula de Matemática, as turmas do 9º3ª; 9º4ª e do 9º5ª receberam dois alunos do Instituto Técnico de Lisboa, no âmbito da atividade “Desafios da Engenharia”. Esta dinamização foi levada a cabo pela equipa "Engenheiras por 1 dia".
Pretendeu-se criar um momento de experimentação de caráter prático, com uma atividade/desafio, no qual são explicados os vários conceitos de engenharia subjacentes, permitindo aprofundar conhecimentos sobre a área da engenharia de uma forma lúdica. O tema abordado nestas sessões foi “A prótese”, onde os alunos aprenderam sobre os vários tipos de próteses existentes, bem como as suas vantagens e desvantagens. Após essa breve explicação, os alunos "puseram mãos à obra" e construíram uma mão articulada (prótese de uma mão) em grupos, utilizando materiais como o cartão, cordão, palhinhas e entre outros, de acordo com as instruções dadas.
ler mais