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2.º Ciclo do Ensino Básico

O 2.º ciclo do ensino básico visa a formação humanística, artística, física e desportiva, científica e tecnológica e a educação moral e cívica, procurando habilitar os alunos a assimilar e interpretar crítica e criativamente a informação, de modo a possibilitar a aquisição de métodos e instrumentos de trabalho e de conhecimento que permitam o prosseguimento da sua formação, numa perspectiva do desenvolvimento de atitudes activas e conscientes perante a comunidade e os seus problemas mais importantes.

O 2.º ciclo do ensino básico tem a duração de dois anos (do 5.º ao 6.º ano de escolaridade).

3.º Ciclo do Ensino Básico

O 3.º ciclo do ensino básico visa a aquisição sistemática e diferenciada da cultura moderna, nas suas dimensões humanística, literária, artística, física e desportiva, científica e tecnológica, indispensável ao ingresso na vida activa e ao prosseguimento de estudos, bem como a orientação escolar e profissional que faculte a opção de formação subsequente ou de inserção na vida activa, com respeito pela realização autónoma da pessoa humana.

O 3.º ciclo do ensino básico tem a duração de três anos (do 7.º ao 9.º ano de escolaridade).

Ensino Básico

O ensino básico visa assegurar uma formação geral comum a todos os portugueses, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos.

O ensino básico é universal, obrigatório e gratuito e tem a duração de nove anos.

O ensino básico compreende três ciclos sequenciais, sendo o 1.º de quatro anos, o 2.º de dois anos e o 3.º de três anos, organizados nos seguintes termos:
  • No 1.º ciclo, o ensino é globalizante, da responsabilidade de um professor único, que pode ser coadjuvado em áreas especializadas;
  • No 2.º ciclo, o ensino organiza-se por áreas interdisciplinares de formação básica e desenvolve-se predominantemente em regime de professor por área;
  • No 3.º ciclo, o ensino organiza-se segundo um plano curricular unificado, integrando áreas vocacionais diversificadas, e desenvolve-se em regime de um professor por disciplina ou grupo de disciplinas.

A articulação entre os ciclos obedece a uma sequencialidade progressiva, conferindo a cada ciclo a função de completar, aprofundar e alargar o ciclo anterior, numa perspectiva de unidade global do ensino básico.
Os objectivos específicos de cada ciclo integram-se nos objectivos gerais do ensino básico, de acordo com o desenvolvimento etário correspondente, tendo em atenção as seguintes particularidades:
  • Para o 1.º ciclo, o desenvolvimento da linguagem oral e a iniciação e progressivo domínio da leitura e da escrita, das noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social e das expressões plástica, dramática, musical e motora;
  • Para o 2.º ciclo, a formação humanística, artística, física e desportiva, científica e tecnológica e a educação moral e cívica, visando habilitar os alunos a assimilar e interpretar crítica e criativamente a informação, de modo a possibilitar a aquisição de métodos e instrumentos de trabalho e de conhecimento que permitam o prosseguimento da sua formação, numa perspectiva do desenvolvimento de atitudes activas e conscientes perante a comunidade e os seus problemas mais importantes;
  • Para o 3.º ciclo, a aquisição sistemática e diferenciada da cultura moderna, nas suas dimensões humanística, literária, artística, física e desportiva, científica e tecnológica, indispensável ao ingresso na vida activa e ao prosseguimento de estudos, bem como a orientação escolar e profissional que faculte a opção de formação subsequente ou de inserção na vida activa, com respeito pela realização autónoma da pessoa humana.

Escolas do agrupamento com ensino básico

1.º ciclo
Escola Básica Gago Coutinho
Escola Básica da Terra dos Arcos
Escola Básica Vasco Martins Rebolo

2.º e 3.º ciclos
Escola Básica Roque Gameiro

Cursos Científico-Humanísticos

Os Cursos Científico-Humanísticos do ensino secundário são vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior.

A escola oferece, em regime diurno, os cursos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Linguas e Humanidades e Artes Visuais.

Cursos Profissionais

Os Cursos Profissionais são uma modalidade de educação, inserida no ensino secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional. A aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

A Escola Secundária da Amadora oferece, no presente ano letivo e em regime diurno, os cursos de Técnico de Análise Laboratorial, Técnico de Audiovisuais, Técnico de Contabilidade, Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Técnico de Turismo.

Estão abertas as pré-inscrições para o ano letivo de 2015/2016, nos cursos de Técnico de Análise Laboratorial, Auxiliar de Análises Clínicas (aguarda aprovação pela ANQEP), Gestão e Administração e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Ensino Recorrente

O ensino secundário recorrente visa proporcionar uma segunda oportunidade de formação que permita conciliar a frequência de estudos com uma atividade profissional.

A escola oferece, em regime noturno, os Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Ciências Sociais e Humanas.

Cursos de Educação e Formação de Adultos

Os Cursos Educação e Formação para Adultos (EFA) destinam-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos à data do início da formação, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho e, prioritariamente, sem a conclusão do ensino básico ou do ensino secundário .