Notícias
Nível Básico (B3) - conclusão do 3º ciclo
Os Cursos EFA de nível básico destinam-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, com pelo menos, o 2.º Ciclo, que pretendam concluir o Ensino Básico (9.º ano) – Formação Escolar.
Avaliação
O processo de avaliação compreende:
• A avaliação formativa, que permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias de recuperação e aprofundamento;
• A avaliação sumativa, que tem por função servir de base de decisão sobre a certificação final.
Certificação
Nos Cursos EFA de nível básico, a certificação está dependente da validação da totalidade das Unidades de Formação, traduzindo-se na emissão de certificados de formação escolar.
O plano curricular EFA - B3
| Percurso formativo | Condições mínimas de acesso | Componente da Formação | Total | |
| Componente da Formação | Formação de Base | |||
| B3 | 2.º Ciclo | 40 | 900 | 940 | 
O referencial de formação dos cursos EFA - B3
| Formação de Base | Duração | 
| Cidadania e Empregabilidade (CE) | 200h | 
| Linguagem e Comunicação (LC) | 200h | 
| Matemática para a Vida (MV) | 200h | 
| Tecnologias de Inf. e Comunicação (TIC) | 200h | 
| Língua Estrangeira (Inglês) | 100h | 
| Total | 900h | 
Quadros de Valor e Excelência

2018 / 2019
2019 / 2020
- 1º 2º e 3º Anos
- 4º Ano
- 2º e 3º Ciclos
- Secundário
Ensino Secundário
- Cursos científico-humanísticos vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior;
- Cursos profissionais vocacionados para a qualificação profissional dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos;
- Ensino secundário na modalidade de ensino recorrente;
- Cursos de educação e formação de adultos (cursos EFA), orientados no sentido de educação e formação para adultos que pretendam elevar os seus níveis de qualificação.
A Escola Secundária da Amadora, sede do Agrupamento de Pioneiros da Aviação Portuguesa, tem, em regime diurno, a seguinte oferta formativa:
- Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais;
- Cursos Profissionais de Programador de Informática e Técnico de Análise Laboratorial.
- Ensino recorrente - Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades;
- Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).
Educação Pré-escolar
O 1.º ciclo do ensino básico tem a duração de quatro anos (do 1.º ao 4.º ano de escolaridade).
O plano de estudos do Pré-Escolar é o seguinte:
| Atividades Curriculares | Carga Horária Semanal | |||
| Áreas | Domínios | Componentes | ||
| Formação Pessoal e Social | Construção da identidade e da autoestima | 25H | ||
| Independência e autonomia | ||||
| Consciência de si como aprendente | ||||
| Convivência democrática e cidadania | ||||
| Expressão e Comunicação | Educação Física | |||
| Educação Artística/Artes Visuais | ||||
| Educação Artística/Jogo Dramático/ Teatro | ||||
| Educação Artística/Música | ||||
| Educação Artística/Dança | ||||
| Linguagem Oral e Abordagem à escrita | Comunicação Oral | |||
| Consciência Linguística | ||||
| Funcionalidade da linguagem escrita e sua utilização em contexto | ||||
| Identificação de convenções da escrita | ||||
| Prazer e motivação para ler e escrever | ||||
| Matemática | Números e Operações | |||
| Organização e Tratamento de Dados | ||||
| Geometria e Medida | ||||
| Interesse e curiosidade pela matemática | ||||
| Conhecimento do Mundo | Introdução à metodologia científica | |||
| Abordagem às ciências | ||||
| Mundo tecnológico e utilização das tecnologias | ||||
| Atividades não Letivas | ||||
| Atividades de Animação e de Apoio à Família (A.A.A.F.) | ||||
| Todas as atividades que se destinam a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e ou depois do período letivo e durante os períodos de interrupção letiva. | ||||




