Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)


Nível Básico (B3) - conclusão do 3º ciclo

Os Cursos EFA de nível básico destinam-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, com pelo menos, o 2.º Ciclo, que pretendam concluir o Ensino Básico (9.º ano) – Formação Escolar.

Avaliação

O processo de avaliação compreende:

• A avaliação formativa, que permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias de recuperação e aprofundamento;

• A avaliação sumativa, que tem por função servir de base de decisão sobre a certificação final.

Certificação

Nos Cursos EFA de nível básico, a certificação está dependente da validação da totalidade das Unidades de Formação, traduzindo-se na emissão de certificados de formação escolar.

Cursos EFA dos percursos formativos B3 (3º Ciclo)1
 
Percurso formativo
(B3)
Condições mínimas de acesso Componentes da formação
Componente base
n.º UC / n.º horas2
 Tipo A  6.º ano  18/900
 Tipo B  7.º ano  9/450
 Tipo C  8.º ano  5/250

1. De acordo com a Portaria n.º 86/2022 de 4 de fevereiro.
2. À carga horária indicada acresce um mínimo de 50 horas para o desenvolvimento de UC da área de competências -chave «Competências Pessoais, Sociais e de Aprendizagem» do Referencial de Competências Chave de Educação e Formação de Adultos — nível básico constantes no CNQ.

Ensino Secundário

O ensino secundário visa proporcionar uma formação e aprendizagens diversificadas, que pode compreender:
  • Cursos científico-humanísticos vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior;
  • Cursos profissionais vocacionados para a qualificação profissional dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos;
  • Ensino secundário na modalidade de ensino recorrente;
  • Cursos de educação e formação de adultos (cursos EFA), orientados no sentido de educação e formação para adultos que pretendam elevar os seus níveis de qualificação.

A Escola Secundária da Amadora, sede do Agrupamento de Pioneiros da Aviação Portuguesa, tem, em regime diurno, a seguinte oferta formativa:
E em regime noturno, a seguinte oferta formativa:
  • Ensino recorrente - Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades;
  • Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).

Ensino Básico

O ensino básico visa assegurar uma formação geral comum a todos os portugueses, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos.

O ensino básico é universal, obrigatório e gratuito e tem a duração de nove anos.

O ensino básico compreende três ciclos sequenciais, sendo o 1.º de quatro anos, o 2.º de dois anos e o 3.º de três anos, organizados nos seguintes termos:
  • No 1.º ciclo, o ensino é globalizante, da responsabilidade de um professor único, que pode ser coadjuvado em áreas especializadas;
  • No 2.º ciclo, o ensino organiza-se por áreas interdisciplinares de formação básica e desenvolve-se predominantemente em regime de professor por área;
  • No 3.º ciclo, o ensino organiza-se segundo um plano curricular unificado, integrando áreas vocacionais diversificadas, e desenvolve-se em regime de um professor por disciplina ou grupo de disciplinas.

A articulação entre os ciclos obedece a uma sequencialidade progressiva, conferindo a cada ciclo a função de completar, aprofundar e alargar o ciclo anterior, numa perspectiva de unidade global do ensino básico.
Os objectivos específicos de cada ciclo integram-se nos objectivos gerais do ensino básico, de acordo com o desenvolvimento etário correspondente, tendo em atenção as seguintes particularidades:
  • Para o 1.º ciclo, o desenvolvimento da linguagem oral e a iniciação e progressivo domínio da leitura e da escrita, das noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social e das expressões plástica, dramática, musical e motora;
  • Para o 2.º ciclo, a formação humanística, artística, física e desportiva, científica e tecnológica e a educação moral e cívica, visando habilitar os alunos a assimilar e interpretar crítica e criativamente a informação, de modo a possibilitar a aquisição de métodos e instrumentos de trabalho e de conhecimento que permitam o prosseguimento da sua formação, numa perspectiva do desenvolvimento de atitudes activas e conscientes perante a comunidade e os seus problemas mais importantes;
  • Para o 3.º ciclo, a aquisição sistemática e diferenciada da cultura moderna, nas suas dimensões humanística, literária, artística, física e desportiva, científica e tecnológica, indispensável ao ingresso na vida activa e ao prosseguimento de estudos, bem como a orientação escolar e profissional que faculte a opção de formação subsequente ou de inserção na vida activa, com respeito pela realização autónoma da pessoa humana.

Escolas do agrupamento com ensino básico

1.º ciclo
Escola Básica Gago Coutinho
Escola Básica da Terra dos Arcos
Escola Básica Vasco Martins Rebolo

2.º e 3.º ciclos
Escola Básica Roque Gameiro

Subcategorias