Manuais escolares

Agrupamento

O Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa foi constituído em 2013, sendo composto pela Escola Secundária da Amadora, Escola Básica Roque Gameiro, Escola Básica Gago Coutinho, Escola Básica Terras dos Arcos e Escola Básica Vasco Martins Rebolo.

O agrupamento de escolas é uma unidade organizacional, dotada de órgãos próprios de administração e gestão, constituída pela integração de estabelecimentos de educação pré-escolar e escolas de diferentes níveis e ciclos de ensino, com vista à realização das seguintes finalidades:
  • garantir e reforçar a coerência do projeto educativo e a qualidade pedagógica das escolas e estabelecimentos de educação pré-escolar que o integram, numa lógica de articulação vertical dos diferentes níveis e ciclos de escolaridade;
  • proporcionar um percurso sequencial e articulado dos alunos abrangidos numa d ada área geográfica e favorecer a transição adequada entre níveis e ciclos de ensino;
  • superar situações de isolamento de escolas e estabelecimentos de educação pré-escolar e prevenir a exclusão social e escolar;
  • racionalizar a gestão dos recursos humanos e materiais das escolas e estabelecimentos de educação pré-escolar que o integram.

O Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa abrange o ensino pré-escolar, o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário (em regime diurno e noturno) pertencentes à área geográfica do concelho da Amadora.

O Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa tem a sua sede na escola Secundária da Amadora, onde funcionam os órgãos de administração e gestão e os serviços de administração escolar. Cada um dos estabelecimentos de educação e de ensino que integram o agrupamento mantém a sua identidade e denominação.

Escola Secundária da Amadora

A fundação do Liceu Nacional da Amadora, em 17 de Fevereiro de 1972, foi a concretização de antigas aspirações e necessidades da população desta área, na altura incluída no concelho de Oeiras.

O tipo de construção da escola obedece ao modelo estabelecido nos anos 70, caracterizado pela distribuição do espaço escolar por vários pátios e pavilhões que oferecem uma multiplicidade de valências técnicas, científicas e desportivas.

A Escola Secundária da Amadora, assim designada desde 1979, situa-se no centro do concelho, na freguesia da Venteira e recebe, por esse motivo, alunos provenientes das diversas freguesias. Localiza-se próximo da estação de comboio, é servida por várias carreiras rodoviárias e será ainda servida pela nova estação de metro da Reboleira, com inauguração prevista a curto prazo.

Inicialmente, leccionou-se o 3.º ciclo do ensino básico, o ensino secundário diurno e o complementar nocturno. A partir do ano lectivo de 1999/2000, passou a leccionar-se o ensino secundário (diurno e noturno), permitindo uma grande diversidade de oferta de percursos formativos que lhe conferem um estatuto e uma especificidade de referência no concelho.

Escola Básica Roque Gameiro

A Escola Básica Roque Gameiro fica situada no espaço urbano, na Avenida da Aviação Portuguesa, freguesia da Venteira.

A Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Roque Gameiro iniciou a sua atividade como anexo da Escola Marquesa de Alorna, funcionando com duas secções distintas em instalações provisórias construídas em pavilhões pré-fabricados. Através da Portaria n.º 23600/68, de 9 de setembro, assinada pelo Ministro das Finanças, Ulisses Cruz de Aguiar Cortês e pelo então Ministro da Educação, Inocêncio Galvão Teles, e após a criação do C.P.E.S. foi criada a Escola Preparatória Roque Gameiro, nos termos do artigo 8º do Decreto-Lei nº 48541/68, de 23 de agosto, continuando, no entanto, a funcionar em pavilhões pré-fabricados.

Iniciada e concluída a construção do atual edifício na década de 70, a Escola formaliza a sua abertura em janeiro de 1976. Com a previsão de uma população escolar de 750 alunos, a construção obedeceu a um projeto baseado na constituição de conjuntos de unidades (pavilhões) de um piso, implantados numa vasta área ladeada por zonas verdes.

Escola Básica Terra dos Arcos

A Escola Básica da Terra dos Arcos está situada na freguesia de Falagueira/Venda Nova, bairro da Falagueira, Avenida do Brasil.

O edifício da Escola Básica da Terra dos Arcos foi construído obedecendo a um Projeto Especial e está dotado de espaços interiores amplos e luminosos que se situam em três desníveis: dois pisos ligados por escadarias simétricas e desníveis constituídos por rampas que ligam o rés-do-chão ao refeitório e este ao ginásio. O espaço exterior é constituído por um vasto pátio de recreio descoberto, por um campo polidesportivo igualmente descoberto, mas bem delimitado, e por uma pista de salto. Este conjunto arquitetónico constitui um todo agradável e harmonioso.

A Escola N.º 2 da Falagueira, iniciou a sua atividade com alunos oriundos das Escolas N.º 3 da Falagueira e N.º 1 da Reboleira, no ano letivo de 1990/91.

Integrou a Rede de Bibliotecas Escolares no ano letivo 2011/12, com inauguração do Centro de Recursos/Biblioteca Escolar. É uma escola galardoada com a bandeira das Eco-Escolas, ininterruptamente desde o ano letivo 2012/2013.

Escola Básica Gago Coutinho

A Escola Básica Gago Coutinho fica situada no espaço urbano, na freguesia da Venteira, na Avenida da Aviação Portuguesa.

Construída nos anos 30 do Séc. XX chamava-se então Escola n.º 1 da Amadora, possuía duas salas de aula e foi a primeira Escola Oficial da Amadora. Nesta, então vila do concelho de Oeiras, apenas coexistiam Colégios. É uma escola do chamado plano dos centenários, tendo sido aumentada a sua área graças à doação de terrenos por dois particulares, o que permitiu em 1948 proceder a melhoramentos e ampliação mantendo a traça original até aos dias de hoje, com seis salas de aula. Passou a denominar-se então Escola Masculina n.º 1 da Amadora, sendo o ensino feminino ministrado numas instalações muito degradadas perto do atual Quartel dos Bombeiros Voluntários da Amadora.

Na transição dos anos 60 para os 70, foi aumentada com pavilhões pré-fabricados (já demolidos), dado o grande aumento de população verificado, passando a ser frequentada por raparigas de manhã e rapazes de tarde, sendo identificada como Escola n.º 1 da Reboleira. Mais tarde, por proposta do Conselho Escolar e com autorização da CMA e DREL, passou a designar-se Escola Básica do 1.º Ciclo Gago Coutinho, em conformidade com o estabelecido no D.R./II Série, n.º 144 de 23/06, Despacho n.º 12005/99).

A Escola Básica Gago Coutinho integra a Rede de Bibliotecas Escolares no ano letivo 2012/2013.

Escola Básica Vasco Martins Rebolo

A Escola Básica Vasco Martins Rebolo fica situada no espaço urbano, na freguesia de Venteira, Rua Conde de Oeiras.

A Escola n.º 2 da Reboleira, concelho de Amadora, sita na Avenida Conde de Oeiras, foi criada por Portaria do Diário do Governo de 18 de dezembro de 1971 (II série), com a designação de Escola Masculina n.º 7 da freguesia de Amadora, concelho de Oeiras. Por Portaria publicada no Diário da República de 11 de agosto de 1977 foi feita a fusão das escolas n.º 7 e n.º 12 da Amadora passando a escola a designar-se Escola N.º 6 da freguesia da Amadora, concelho de Oeiras. Com a criação do concelho da Amadora pela Lei 47/79, de 11 de setembro, foi alterada a designação da escola para Escola N.º 2 da freguesia da Reboleira, concelho da Amadora – conforme publicação do Diário da República de 7 janeiro de 1980.

O Jardim de Infância Vasco Martins Rebolo foi criado pela portaria n.º 1046-A/2001, de 31 de agosto e é uma instituição da Educação Pré-Escolar da rede pública do Ministério da Educação.

A Escola Básica Vasco Martins Rebolo integra a Rede de Bibliotecas Escolares desde o ano letivo 2008/2009. É uma escola galardoada com a bandeira das Eco-Escolas, ininterruptamente desde o ano letivo 2008/2009.