Audição Musical de Natal

Realizou-se, na escola Roque Gameiro, no dia 7 de janeiro a tradicional Audição Musical de Natal. Participaram nesta atividade cerca de 200 alunos, dos 2º e 3º ciclos, que demonstraram muito empenho e dedicação.A apresentação, a sonorização e o apoio técnico do evento estiveram a cargo das alunas do clube de Rádio ”Rádio Pop Roque”, de uma aluna do 8º 1ª e da Mediadora Linguística e Cultural, Vera Gonçalves. Ler mais

Celebração do Dia de Reis - atividade interdisciplinar de Francês e Espanhol

No dia 6 de janeiro, na Escola Básica Roque Gameiro, comemorou-se o Dia de Reis com uma atividade interdisciplinar que envolveu turmas de Francês e de Espanhol.
Neste dia, de grande importância cultural nos países de língua oficial espanhola e em França e que marca o fim das festas natalícias, alunos e professores juntaram-se para celebrar a data, promovendo uma verdadeira imersão nas tradições culturais francesa e espanhola, com a degustação dos famosos doces típicos desta festividade - a Galette des Rois e o Roscón de Reyes - entre outras iguarias tradicionais da época.

O Natal ganha vida no 2.º Ciclo

No âmbito da disciplina de Português, os alunos do 2.º ciclo participaram nas atividades natalícias marcadas pela criatividade, pelo empenho e pelo espírito de partilha.
As turmas do 5.º1, 5.º2 e 5.º4 elaboraram maquetes inspiradas na obra “A Noite de Natal”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, recriando cenários e atmosferas da narrativa. Os alunos das turmas do 5.º3, 6º3ª e 6º5ª dedicaram-se à construção de coroas de Natal, enquanto as restantes turmas criaram postais natalícios, todos eles relacionados com a época festiva.
O Polivalente da EB Roque Gameiro foi assim enriquecido com estes trabalhos, transformando-se num espaço acolhedor e cheio de significado, onde se celebrou o espírito do Natal.
Vídeo

Do som à ilustração, uma experiência artística

A BECRE da Roque convidou a autora e ilustradora Marina Palácio e, no dia 15 de dezembro, as turmas do 5º5ª e 5º7ª, no âmbito da disciplina de Português, e com os respetivos professores da disciplina - Professora Piedade Domingues e Professor António Sousa - participaram na “Oficina de Poesia, Escrita Criativa e Ilustração Performativa” dinamizada pela ilustre Marina Palácio. Os alunos foram convidados a descobrir a poesia de forma sensorial, lúdica e, surpreendentemente, original.
Através de provocações criativas, os alunos sentiram, interpretaram e representaram a poesia e diferentes ritmos do mundo, explorando sons, imagens e palavras. Escreveram e desenharam com os sentidos. Cada aluno construiu o seu próprio "poemário sensorial", utilizando materiais do quotidiano e experimentando diferentes formas de expressão.
Esta experiência promoveu o cruzamento das artes, o pensamento divergente e o prazer de criar, valorizando a sensibilidade poética e estética do dia a dia. Foi uma experiência incrível e bastante enriquecedora da qual todos saíram, com o conhecimento, ainda mais, enriquecido.

Semana da Ciência e Tecnologia

Na Semana da Ciência e Tecnologia dinamizada pelo Clube de Ciência Viva Pioneiros da Aviação do Conhecimento, realizou-se a palestra: “A gravidade da situação”. Os alunos do 8º ano participaram nesta sessão e exploraram de forma clara e acessível o conceito de gravidade a sua importância no estudo do Universo. Foi elaborada uma exposição de trabalhos no polivalente da Escola Roque Gameiro, efetuados pelos alunos do 7º e 8º ano, que ilustram a criatividade e o interesse científico, celebrando o Dia da Cultura Científica e aproximando a comunidade escolar da Ciência. Foi também organizado um quiz interativo para as turmas do 4.º ano da Escola Roque Gameiro, promovendo a aprendizagem da Ciência através de uma atividade lúdica e participativa. Os alunos receberam diplomas e foram atribuídos prémios aos três alunos com melhor desempenho.
Cartaz

Saúde Mental: O Impacto nos Jovens e o Envolvimento da Comunidade Escolar

No dia 16 de dezembro de 2025, por iniciativa das alunas do Clube de Política, Beatriz Luz e Beatriz Melo, e com a participação especial da psicóloga escolar, Anabela Santos, realizou-se, no auditório, uma sessão dedicada ao tema da saúde mental. Turmas do 11º e 12º ano estiveram presentes e puderam assistir a uma dinâmica mais pessoal apresentada pelas colegas e a uma conversa com a psicóloga, trazendo uma vertente profissional e especializada. ler mais.

Dia internacional contra a corrupção

No dia 9 de dezembro celebrou-se o Dia Internacional Contra a Corrupção, cujo objectivo principal consiste na sensibilização para o combate à corrupção e para a promoção da integridade e da transparência.A data foi estabelecida pela ONU, em 2003, para assinalar a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.
No âmbito do Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, esse dia foi celebrado com a realização de 11 palestras dinamizadas por um representante da Polícia Judiciária, Dr. Luís Ribeiro, e por um representante do Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), Dr. Luís Carvalho. As palestras foram direcionadas a todas as 14 turmas do Ensino Secundário da Escola Secundária da Amadora, a duas turmas do 9.º ano da Escola Básica Roque Gameiro e ao conjunto dos professores constituintes do Conselho Pedagógico do AEPAP.
O AEPAP enaltece e agradece a participação dos palestrantes, bem como O grande apreço demonstrado pelo público.


Escolas Solidárias - Natal com mais sentido

No âmbito do projeto “Escolas Solidárias”,a Escola Secundária da Amadora voltou a promover, neste Natal, uma campanha de recolha de bens alimentares, dando continuidade a uma tradição solidária da escola.

A iniciativa permitiu a constituição de 30 cabazes de Natal, destinados a famílias do Agrupamento, reforçando valores como a partilha, a empatia e a responsabilidade
social. A escola agradece a todos os membros da comunidade educativa que contribuíram para o sucesso desta ação, tornando a época natalícia mais solidária e humana.
Partilhar é cuidar!

Livro de Natal Digital

Mantendo a tradição e o sucesso de anos anteriores, os alunos de Português 1 presenteiam-nos com o seu livro de Natal 2025. A iniciativa acolheu a criatividade de outros colegas que se juntaram ao projeto, enriquecendo a obra com as suas contribuições originais, sejam elas ilustrações, contos, poemas ou cartas. Esta colaboração alargada transformou o livro numa verdadeira celebração da união e do espírito solidário, refletindo a essência da quadra natalícia.

Livro de Natal - bookcreator