Terça-feira, 02 de Julho de 2024

No dia 23 de novembro no âmbito "O Espaço vai à Escola 2022" da ESERO Portugal, a convite da Professora Helena Cardoso, à qual se juntou o Clube de Ciência Viva nas Escolas - Pioneiros da Aviação no Conhecimento,  com a colaboração da Professora Ana Paula Matias, recebemos na Escola Roque Gameiro o investigador  Nuno Loureiro, que nos trouxe o tema: "Viver no Espaço, mas sem sair da Terra". Nesta palestra, abordaram-se as características dos ambientes espaciais, a simulação e preparação de missões e as dificuldades das missões espaciais tripuladas. Deu-se especial atenção a experiências em voos parabólicos de gravidade zero e simulações de missões a Marte, sobre as quais Nuno Loureiro deu exemplos de experiências que teve oportunidade de realizar nestes ambientes. Os alunos do sétimo ano das turmas 4 e 5 participaram com empenho e entusiasmo.