Curso Profissional de Informática

Curso Profissional de Informática

EFA B3

Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)


Nível Básico (B3) - conclusão do 3º ciclo

Os Cursos EFA de nível básico destinam-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, com pelo menos, o 2.º Ciclo, que pretendam concluir o Ensino Básico (9.º ano) – Formação Escolar.

Avaliação

O processo de avaliação compreende:

• A avaliação formativa, que permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias de recuperação e aprofundamento;

• A avaliação sumativa, que tem por função servir de base de decisão sobre a certificação final.

Certificação

Nos Cursos EFA de nível básico, a certificação está dependente da validação da totalidade das Unidades de Formação, traduzindo-se na emissão de certificados de formação escolar.

O plano curricular EFA - B3

Percurso formativo

Condições mínimas de acesso

Componente da Formação

Total

Componente da Formação

Formação de Base

B3

2.º Ciclo

40

900

940


O referencial de formação dos cursos EFA - B3

Formação de Base

Duração

Cidadania e Empregabilidade (CE)

200h

Linguagem e Comunicação (LC)

200h

Matemática para a Vida (MV)

200h

Tecnologias de Inf. e Comunicação (TIC)

200h

Língua Estrangeira (Inglês)

100h

Total

900h


Ensino Noturno - Pedido de informações (link)

Quadros de Valor e Excelência


2018 / 2019

2019 / 2020
  • 1º 2º e 3º Anos
  • 4º Ano
  • 2º e 3º Ciclos
  • Secundário

Ensino Secundário

O ensino secundário visa proporcionar uma formação e aprendizagens diversificadas, que pode compreender:
  • Cursos científico-humanísticos vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior;
  • Cursos profissionais vocacionados para a qualificação profissional dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos;
  • Ensino secundário na modalidade de ensino recorrente;
  • Cursos de educação e formação de adultos (cursos EFA), orientados no sentido de educação e formação para adultos que pretendam elevar os seus níveis de qualificação.

A Escola Secundária da Amadora, sede do Agrupamento de Pioneiros da Aviação Portuguesa, tem, em regime diurno, a seguinte oferta formativa:
E em regime noturno, a seguinte oferta formativa:
  • Ensino recorrente - Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades;
  • Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).

Educação Pré-escolar

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.
Ler mais: Educação Pré-escolar

1.º Ciclo do Ensino Básico

O 1.º ciclo do ensino básico visa o desenvolvimento da linguagem oral e a iniciação e progressivo domínio da leitura e da escrita, das noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social e das expressões plástica, dramática, musical e motora.

O 1.º ciclo do ensino básico tem a duração de quatro anos (do 1.º ao 4.º ano de escolaridade).
Ler mais: 1.º Ciclo do Ensino Básico

Pré-Escolar

Organização curricular

O plano de estudos do Pré-Escolar é o seguinte:


Atividades Curriculares

Carga Horária Semanal

Áreas

Domínios

Componentes

Formação Pessoal e Social



Construção da identidade e da autoestima

25H

Independência e autonomia

Consciência de si como aprendente

Convivência democrática e cidadania

Expressão e Comunicação

Educação Física



Educação Artística/Artes Visuais



Educação Artística/Jogo Dramático/ Teatro



Educação Artística/Música



Educação Artística/Dança



Linguagem Oral e Abordagem à escrita

Comunicação Oral

Consciência Linguística

Funcionalidade da linguagem escrita e sua utilização em contexto

Identificação de convenções da escrita

Prazer e motivação para ler e escrever

Matemática

Números e Operações

Organização e Tratamento de Dados

Geometria e Medida

Interesse e curiosidade pela matemática

Conhecimento do Mundo



Introdução à metodologia científica

Abordagem às ciências

Mundo tecnológico e utilização das tecnologias







Atividades não Letivas



Atividades de Animação e de Apoio à Família (A.A.A.F.)



Todas as atividades que se destinam a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e ou depois do período letivo e durante os períodos de interrupção letiva.



2.º Ciclo do Ensino Básico

O 2.º ciclo do ensino básico visa a formação humanística, artística, física e desportiva, científica e tecnológica e a educação moral e cívica, procurando habilitar os alunos a assimilar e interpretar crítica e criativamente a informação, de modo a possibilitar a aquisição de métodos e instrumentos de trabalho e de conhecimento que permitam o prosseguimento da sua formação, numa perspectiva do desenvolvimento de atitudes activas e conscientes perante a comunidade e os seus problemas mais importantes.

O 2.º ciclo do ensino básico tem a duração de dois anos (do 5.º ao 6.º ano de escolaridade).
Ler mais: 2.º Ciclo do Ensino Básico

3.º Ciclo do Ensino Básico

O 3.º ciclo do ensino básico visa a aquisição sistemática e diferenciada da cultura moderna, nas suas dimensões humanística, literária, artística, física e desportiva, científica e tecnológica, indispensável ao ingresso na vida activa e ao prosseguimento de estudos, bem como a orientação escolar e profissional que faculte a opção de formação subsequente ou de inserção na vida activa, com respeito pela realização autónoma da pessoa humana.

O 3.º ciclo do ensino básico tem a duração de três anos (do 7.º ao 9.º ano de escolaridade).
Ler mais: 3.º Ciclo do Ensino Básico