Domingo, 01 de Setembro de 2024

Este ano letivo, a Escola Básica Roque Gameiro aceitou o desafio 10 minutos a ler, do PNL2027, e convidou todas as turmas do 2º e 3º ciclos a participar. Procurou-se instituir no quotidiano dos nossos alunos a prática regular da leitura, dado que se trata de uma competência transversal a todas as áreas do saber, e consequente descoberta do prazer de ler.
Para a consecução dos objetivos propostos, traçou-se um plano de 10 minutos de leitura diária assente numa seleção de textos de géneros variados. Os suportes de leitura basearam-se nas escolhas individuais dos alunos ou textos/obras sugeridas pelos docentes, com livros trazidos de casa ou requisitados na biblioteca da escola. O projeto, que decorreu entre janeiro e junho de 2023, contou com a participação empenhada de professores, alunos e pais/encarregados de educação.
Apercebemo-nos do sucesso da iniciativa quando observamos a entrega entusiástica dos alunos ao mundo das palavras, aos sentidos, às ideias; quando discutem entre si as vivências experimentadas num livro, num texto e se tornam pensadores ativos, interiormente enriquecidos pelas histórias lidas e, quem sabe, um pouco mais felizes.
“Podemos olhar para a frase e perceber que aquilo é um mar, uma maneira de ser feroz, de navegar, de viajar, de ter peixes, de ter lágrimas. Eu acreditava que as frases eram armas capazes de mudar, de lutar, de resistir. Armas capazes de disparar um futuro.”Afonso Cruz in As Flores