Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024

O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro. A data foi instituída em 1964, em Espanha, pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal. Foi escolhido este dia por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
O Dia Escolar da Não Violência e da Paz procura alertar toda a comunidade educativa para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência, assim como promover a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e incrementar a amizade. Neste sentido, realizam-se algumas atividades nas nossas escolas do 1ºCEB do Agrupamento, com o objetivo de promover uma convivência sem violência, proporcionar o desenvolvimento individual e coletivo e não esquecer que a paz começa dentro de cada um!
A Junta de Freguesia da Falagueira-Venda Nova, em conjunto com as escolas de primeiro ciclo do seu território, promoveu este momento simbólico que relembra a importância da tolerância e da paz e a TVAMADORA acompanhou a ação na EB1/JI Terra dos Arcos: https://www.tvamadora.pt/Home/Video/7927#brid_wa_myDiv Podem, também, ver algumas fotos de trabalhos realizados pelos alunos da EB1/JI Terra dos Arcos.