Domingo, 08 de Setembro de 2024

O dia escolar da não violência e da paz foi instituído em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, tendo escolhido a data de 30 de janeiro por assinalar a morte de Mahatma Ghandi.
A equipa de Promoção e Educação para a Saúde da Escola Secundária da Amadora decidiu dedicar o mês de dezembro à realização de atividades que promovam a reflexão sobre “A violência” nas suas mais diversas vertentes (doméstica, escolar …).
Assim, no sentido de sensibilizar e alertar alunos e restante comunidade escolar para uma educação que fomente a solidariedade, a fraternidade, o respeito, a igualdade e a paz e após a reflexão sobre formas ou manifestações de violência e sobre como as combater, alunos de diversas turmas redigiram frases de alerta ou “palavras de ordem”, sintetizando essa reflexão.
Estas frases que foram colocadas na árvore - símbolo de vida, sabedoria e regeneração – que se encontra no polivalente.
Um agradecimento especial ao professor António Sobral Mendes que colaborou nesta iniciativa construindo a estrutura de suporte da árvore.